PUBLICIDADE

Presidente do TCE reforça com vereadores de Mato Grosso a importância do controle social

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim, foi um dos palestrantes convidados do Encontro Nacional de Vereadores e assessores de câmaras Municipais, organizado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), em Cuiabá. Ele abordou o tema “controle social” e destacou a importância do trabalho de fiscalização dos vereadores para a transparência e qualidade das políticas públicas. Ao mencionar as responsabilidades dos agentes políticos e gestores públicos, Antonio Joaquim lembrou que “salvadores da pátria são engôdo, simplesmente não existem” na esfera federal, estadual ou municipal, e que não se deve esperar que, por algum milagre, os problemas dos municípios, dos estados e do Brasil sejam resolvidos por um político ou um grupo político apenas.
 
“A salvação da nação somos nós mesmos, os cidadãos que exercendo o controle social, fiscalizando e denunciando os mal feitos dos gestores, podemos interferir na formulação das políticas públicas e em sua execução, seja por meio do voto, na hora de escolher prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores e o presidente da República, que são os encarregados de propô-las, aprová-las e colocá-las em prática, seja por meio de ferramentas como a participação em audiências públicas e até mesmo, por exemplo, por meio do Geo-Obras que o TCE-MT disponibiliza em seu portal”, pontuou Antonio Joaquim.
 
O presidente disse ainda que o tribunal tem se colocado como parceiro dos gestores e agentes públicos de Mato Grosso para capacitá-los em questões como elaboração de leis orçamentárias, aspectos legais da administração pública, aplicação de sistemas de controle e gestão interna, entre outros, por meio do programa “Democracia Ativa”.   Conforme o conselheiro, o TCE também tem buscado avançar para além de suas atribuições constitucionais de fiscalizador das contas públicas e de contas de governo ao oferecer capacitações para o público em geral sobre controle externo e controle social através de programas como o Consciência Cidadã. “Somos um Tribunal de Contas avançado e uma referência no Brasil exatamente por termos esta consciência de que temos o dever de ajudar os gestores públicos e agentes políticos na boa execução das políticas públicas a fim de que estas gerem, de fato, qualidade de vida para o cidadão. Afinal, é isto que todos nós queremos: que os serviços públicos funcionem como devem funcionar, que a escola funcione, que a saúde funcione, que o transporte coletivo funcione, que as estradas sejam transitáveis e as pontes seguras, que as obras contratadas sejam entregues, tenham qualidade, preço justo e que o dinheiro dos impostos seja aplicado de forma honesta, eficiente, criteriosa e com transparência”, sublinhou Antonio Joaquim.
 
Durante o evento, o presidente do TCE foi homenageado com a “Comenda do Mérito Legislativo Nacional da UVB”. A honraria, segundo o presidente da UVB, Gilson Conzatti, é um reconhecimento da instituição ao trabalho prestado pelo conselheiro Antonio Joaquim em prol da valorização do controle externo e social, bem como do poder legislativo municipal e estadual, informa a assessoria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE