O governador Pedro Taques recebeu há pouco, as principais lideranças políticas sinopenses para tratar de soluções para os principais problemas. A prefeita Rosana Martinelli, o deputado federal Nilson Leitão, os deputados estaduais Baiano Filho, Dilmar Dal Bosco, Silvano Amaral, o vice-prefeito Gilson de Oliveira e vereadores trataram de questões ligadas à saúde, educação, obras.
Eles pediram maior apoio para as polícias Civil e Militar, que seja reforçada a estrutura da Perícia Técnica e designados mais médicos legistas porque há demora para serem f feitos diversos procedimentos. Novamente foi reivindicada a construção da Delegacia da Mulher (que foi prometida no governo Silval e não saiu do papel), conclusão das obras das escolas estaduais no Jardim das Nações e setor industrial, e asfaltamento de algumas estradas vicinais, como é o caso das estradas Nancy e Jacinta.
O governador já conversou com alguns secretários, dentre eles o de Infraestrutura, Marcelo Duarte para encaminhar soluções para algumas das reivindicações. O governador anunciou para as lideranças que vai a Sinop, mês que vem, com os secretarios de Cidades, Infraestrutura, Saúde e Segurança e resolver alguns dos problemas.
As lideranças também trataram das deficiências no aeroporto municipal, como a falta de homologação para alguns equipamentos que reforçam a segurança de pousos e decolagens. O processo solicitando a homologação foi concluído no mês passado e aguarda decisão da Aeronáutica e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Duarte, colocou-se à disposição para reforçar junto aos dois órgãos a articulação para a homologação ser concluída. Um oficial da Aeronáutica, em Brasília, adiantou, esta semana, que não há data definida para responder aos requerimentos. Nos últimos 40 dias, Sinop perdeu dois voos de uma companhia (rotas para Cuiabá e Brasília).
“A eleição acabou e é o município que precisa ser trabalhado. Temos representantes e estamos unidos por Sinop para fazer reivindicações e reforçar principalmente a questão do Hospital Regional. Não queremos que as pessoas venham até Cuiabá para fazer exames. Sinop tem estrutura e queremos o aval do senhor para descentralização”, pediu a prefeita. É a primeira audiência dela com o governador.
O deputado Nilson Leitão, que agendou o encontro com Taques, disse que foi produtiva a "reunião das principais lideranças políticas do município com o governador, pois todos querem ajudar Sinop. Fizemos várias reivindicações, e deixamos claro que as diferenças políticas têm que ser deixadas de lado quando falamos sobre o desenvolvimento do nosso município".
(Atualizada às 20h23)