PUBLICIDADE

Ministro do Meio Ambiente estará em Cuiabá para discutir desmatamento em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, estará em Cuiabá, nesta quinta-feira pela manhã, para uma reunião com membros do governo, do Ministério Público e representantes da sociedade com o objetivo de discutir ações de combate ao desmatamento em Mato Grosso. O Estado ocupa a segunda posição no ranking da Amazônia Legal, tendo desmatado 1.508 quilômetros quadrados de florestas – o equivalente a mais de 150 mil hectares – entre agosto de 2015 e julho de 2016, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Deste total, 95% de forma ilegal, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Estado de meio Ambiente (Sema).

A situação em Mato Grosso é considerada crítica, pois demonstra uma tendência de aumento do desmatamento, que vem ocorrendo desde 2012, e a manutenção de índices alarmantes de ilegalidade, como aponta a “Análise do Desmatamento em Mato Grosso”, divulgada este mês pelo Instituto Centro de Vida (ICV).

Para o membro da coordenação do ICV, Sérgio Guimarães, é importante aproveitar o momento para que os governos federal e estadual definam ações conjuntas para enfrentar a situação. “O que esperamos como resultado dessa reunião é o reforço do combate ao desmatamento nos níveis federal e estadual, mas também o estabelecimento de uma estratégia comum de captação de recursos que permita ao Mato Grosso aproveitar as oportunidades de recursos existentes. O REDD+ é uma dessas oportunidades imediatas que necessita de resposta coordenada e eficaz, principalmente num momento de escassez de recursos”, adiantou o coordenador, que participará da reunião, por meio da assessoria .

A agenda do ministro faz parte da Caravana Verde de combate ao desmatamento, viagem oficial de Sarney Filho, com uma comitiva composta pela equipe do Ministério do Meio Ambiente e dos órgãos vinculados. A caravana já passou por outros estados da Amazônia Legal recentemente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE