O deputado mato-grossense Nilson Leitao (PSDB) foi empossado, há pouco, em Brasília, na presidência da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA). O presidente da República, Michel Temer, os presidentes do Senado, Eunicio Oliveira e da Câmara, Rodrigo Maia, o ministro do STF Gilmar Mendes, os ministros Blairo Maggi (Agricultura), Sarney Filho (Meio Ambiente), Eliseu Padilha (Casa Civil), os governadores Pedro Taques e Reinaldo Azambuja (MS) prestigiaram a concorrida solenidade, que reuniu mais de 240 deputados e senadores. Leitão assume a maior frente no Congresso Nacional que reúne 220 deputados, 24 senadores e atua diretamente na busca de soluções políticas aos principais problemas no setor.
Michel Temer (PMDB) enalteceu, em seu discurso, a importância da FPA, a união entre o governo e parlamentares para resolver os principais problemas do país na agricultura e demais setores. "Essa unidade está aqui representada pelos ministros Blairo Maggi, da Agricultura, e Zequinha Sarney, do Meio Ambiente com união, dando-se as mãos, o que significa a unidade do país", elogiou, ao citar que agricultura e meio ambiente caminham juntos em seu governo. "Com entusiasmo e trabalho também dos colegas da Frente Parlamentar da Agricultura verificamos que, em seis meses, foi possível alcançar e realizar o que prevíamos para dois anos", acrescentou. Temer anunciou que pretende simplificar o processo burocrático no país para aliviar a carga tributária em alguns setores e agilizar muitos procedimentos das atividades do agronegócio, industriais e comerciais. "Os produtores colocam a alma no seu trabalho e com entusiasmo teremos uma safra extraordinária", concluiu.
Nilson Leitao reforçou, ao discursar, a necessidade de desburocratizar diversos procedimentos na atividade agrícola, pecuária. "É preciso celeridade, destravar e também quando se fala do novo Brasil, de tirar a ideologia do nós contra eles (referindo-se aos adversários do governo) desse debate porque, no momento de crise, o agronegócio respondeu com muita rapidez, com resultados positivos na geração de empregos e renda. O Congresso Nacional precisa ajudar o ministro da Agricultura, o ministro do Meio Ambiente a desburocratizar. O Brasil precisa ser bom para todos, para a maioria, a minoria, o pequeno e o grande e com direito à propriedade e a FPA vai continuar ajudando para alcançar esses objetivos", afirmou.
O ministro Blairo Maggi parabenizou Leitão por assumir a Frente Parlamentar Agropecuária. "A importância de uma frente parlamentar como esta é de estar apoiando as políticas públicas que o governo coloca mas fazendo a interface daquilo que muitas vezes o governo não consegue fazer a tempo hábil e na hora correta para acontecer. Tenha certeza, Nilson Leitão, que o presidente Michel Temer apoia integralmente a agricultura, pecuária, agronegócio e a agricultura familiar e você terá apoio de seus correligionários, do ministro. Estou muito alegre em ver um mato-grossense também assumindo esta frente que é a FPA", elogiou Blairo. Ele também agradeceu o apoio incondicional de Temer no desempenho de suas atividades.
O governador Pedro Taques acredita que Leitão fará um trabalho de ponta na presidência da FPA. "É um mato-grossense que não tem terra nem na unha, não tem boi no pasto mas é um cidadão trabalhador, que defende essa causa, trabalha 24 horas por este setor", discursou.
Também participaram da posse, senadores, deputados federais de Mato Grosso e demais Estados, presidentes da Aprosoja, Ampa, sindicatos rurais e diveras entidades ligadas ao agronegócio, além de prefeitos e vereadores mato-grossenses.
Antes da posse, os parlamentares membros da FPA tiveram reunião, em sua sede, definindo pautas de assuntos que devem ser tratados imediatamente com o ministério da Agricultura.