PUBLICIDADE

Mauro se reúne com 4 ministros do STF e defende derrubada de ação que trava a ferrovia Sinop-Miritituba

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O governador Mauro Mendes se reuniu, há pouco, no Supremo Tribunal Federal, com os ministros Andre Mendonça, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Dias Toffoli, defendendo a viabilidade de Ferrogrão, a ferrovia que ligará Sinop a Miritituba (PA) e que amanhã terá ação, contra seu traçado julgada pelo plenário da corte. Será julgada a liminar (concedida em 2021) que proíbe continuar estudo ambiental do empreendimento e que derruba decisão do governo anterior que reduziu 860 hectares o parque nacional do Jamanxim (PA) para construir os trilhos.

“Mostramos para esses ministros o quanto essa ferrovia é mais barata para transporte de grãos de Mato Grosso, ambientalmente é mais correta porque vai emitir muito menos dióxido de carbono e poluição, além de trazer mais competitividade do Estado. Nos próximos anos, vamos continuar crescendo no agronegócio mato-grossense e precisamos ter um meio de transporte mais inteligente e mais barato para fazer os nossos produtos chegarem de forma competitiva para mais de 100 países para os quais exportamos”, manifestou o governador. “Essa ferrovia vai ajudar muito nosso Estado a continuar crescendo”, completou.

Senadores, deputados federais, estaduais e o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, acompanharam o governador nas audiências com o ministros.

A Advogacia Geral da União (AGU) manifestou-se, na última sexta-feira, favorável a ação que quer derrubar a alteração do parque nacional no Pará. O traçado da ferrovia tem extensão aproximada de 930 km e os investimentos (parte da iniciativa privada) pode chegar a R$ 21,5 bilhões, podendo escoar cerca de 50 milhões de toneladas de grãos, por ano, até portos no Pará. A projeção, se a obra for liberada pelo Supremo, é ser feita em até 9 anos a partir do início efetivo da construção dos trilhos e terminais de cargas.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola estadual cria projeto de recuperação de nascentes no Nortão

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima,...

Acidente entre carro e moto na MT-140 deixa um ferido em Sinop

O acidente ocorreu esta manhã envolvendo um Renault Kwid...
PUBLICIDADE