A secretaria Municipal de Saúde anunciou hoje a implantação do projeto saúde do adolescente para complementar as ações de atenção integral à saúde de quem tem de 10 a 19 anos com três eixos centrais – crescimento e desenvolvimento saudáveis, saúde sexual e reprodutiva e redução da morbimortalidade por acidentes e violências. Outro foco é a prevenção de doenças e agravos, atenção humanizada em rede, desenvolvimento físico e emocional na adolescência, gravidez na adolescência, sexualidade, redes sociais e projeto de vida, psicotrópicos e substâncias psicoativas e ansiedade. O projeto buscará também a redução da morbimortalidade por causas externas.
Elaborado em parceria com a secretaria de Educação, terá ação continuada, metodologias ativas no qual o protagonista do aprendizado é o adolescente com oficinas funcionais e roda de conversas sobre os temas propostos sendo os mesmos discutidos de maneira ativa (adolescente – profissional da saúde).
Como meio de obter temas atuais do cotidiano, haverá nas escolas caixa de perguntas anônimas e também será realizado plantão da saúde em um dia específico da semana onde o profissional da equipe estará disponível para sanar dúvidas e dar orientações necessárias