Após cerca de um mês da assinatura do contrato pelo controle acionário da Concessionária Rota do Oeste (CRO), a MT PAR, empresa de capital misto no estado do Mato Grosso, já apresenta resultados visíveis na reestruturação da BR-163, por meio de ações de recuperação asfáltica e da reciclagem estrutural, incluindo a renovação da sinalização de segurança por toda a rodovia. A avaliação é da equipe técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O grupo esteve no local e, segundo a Agência, pôde observar as melhorias que estavam sendo realizadas na rodovia que tem grande relevância para o escoamento da produção de grãos do país. Segundo a ANTT, diversas frentes de obras já estão em operação em vários trechos da rodovia. Serão 442 quilômetros recuperados em até um ano.
A Agência ressalta que, para minimizar os gargalos na região, o objetivo é que a concessionária entregue a duplicação de 36 quilômetros ainda este ano e 442 quilômetros até o final do projeto. Entre as melhorias previstas ainda estão a implantação de oito passarelas e cerca de seis estruturas do sistema de atendimento ao usuário.
O investimento previsto no projeto é de R$ 1,6 bilhão e deve ser implementado em sete anos, e será aplicado também na construção de 26 quilômetros de vias marginais, na instalação de 450 câmeras de segurança CFTV e 850 quilômetros de fibra óptica. A ANTT informou que o cronograma da MT PAR está adiantado e espera entregar todas as obras o mais rápido possível.
Conforme Só Notícias já informou, no início de 2022, o Governo de Mato Grosso apresentou a proposta de assumir a rodovia, a fim de garantir a execução dos investimentos. A implementação da iniciativa teve início no mês de outubro, após aval da ANTT e do Tribunal de Contas da União (TCU). À época, a Agência e a Rota do Oeste assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), dando início ao processo.
A troca do controle acionário da concessionária envolveu a compra da concessão, pelo valor de R$ 1, e a quitação de parte das dívidas contraídas pela empresa, na ordem de R$ 920 milhões. Após negociação com bancos credores, o Governo de Mato Grosso acordou o pagamento de R$ 450 milhões.
Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, a transferência é uma vitória para, finalmente, dar seguimento às obras tão importantes para o trecho, que garantem segurança e conforto para os usuários. “Essa é uma rodovia de grande relevância para toda a logística do setor do agronegócio e para toda a população mato-grossense”, comemorou.
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