O número de microempreendedores individuais na maior cidade do Nortão continua aumentando. No primeiro trimestre, foram abertas 1.247 empresas nessa modalidade. O balanço da secretaria de Desenvolvimento Econômico é que o município agora tem 15.894 microempreendedores.
“Não é regra, mas um grande número desses micro-empresários é ex-funcionários que deixaram a empresa que trabalhavam para abrir o seu próprio negócio e empreender. Se olharmos superficialmente, foi uma baixa na empresa que ele deixou, mas se olharmos a fundo, essa vaga abriu um novo posto de trabalho na empresa antiga assim como no novo comércio”, analisa o secretário Klayton Gonçalves. “Grande parte dos MEI’s emprega pessoas e isso é o que ajuda o nosso comércio e a nossa prestação de serviços a deixar a nossa economia cada vez mais aquecida”, acrescentou.
O levantamento indica ainda que os microempreendedores individuais são responsáveis por 65% da distribuição de renda no município. A secretaria, em parceria com Sebrae, palestra e capacitação para proporcionar aperfeiçoamento e expansão de suas atividades.