O ministro Edson Fachin acaba de ser escolhido relator da Lava Jato, no Supremo Tribunal Federal, através de sorteio eletrônico. Fachin é o ministro com menor tempo de atuação na corte. Ele vai substituir Teori Zavascki que faleceu, mês passado, em acidente aéreo.
A Lava Jato é a maior operação já realizada pelo MP, Polícia Federal e Justiça Federal para prender uma grande quadrilha formada por políticos, empresários, executivos de empreiteiras e outros envolvidos em bilionário esquema de corrupção.
elo princípio da prevenção do juiz natural do caso, todos os outros processos relacionados à Lava Jato no Supremo passam também a ser de responsabilidade do ministro Fachin.
Participaram do sorteio somente os integrantes da Segunda Turma, composta ainda pelos ministros Celso de Mello, Dias Toffolli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Nesta turma é que são julgados todos os pedidos e processos relacionados à Lava Jato no Supremo, com exceção daqueles que envolvem o presidente de algum Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), que são apreciados pelo plenário.
A partir de agora, qualquer solicitação relacionada à Lava Jato, como, por exemplo, a instalação de escutas ou realização de diligências para coleta de provas, precisa ser autorizada por Fachin, caso as investigações da força-tarefa da operação indiquem o envolvimento de alguma pessoa com foro privilegiado, como parlamentares e ministros.
(Atualizada às 11:33h)