sábado, 21/setembro/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum recebe a partir de 2ª feira dois projetos de desenvolvimento científico e tecnológico

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

Começam na próxima terça-feira (30) o MT Ciências e Hacka MT que buscam ampliar o acesso da população aos trabalhos científicos e tecnológicos desenvolvidos no Estado. A carreta do MT Ciências estará aberta para estudantes de escolas municipais e estaduais, no Ginásio de Esportes Lauro Immich e a população geral poderá conhecer as instalações científicas dia 3 de junho, participar de experimentos interativos dentro da carreta, além de contemplar a Sala de Tecnologia e Inovação com óculos de realidade virtual, e o planetário digital, em mais dois ambientes externos. Além disso, o circuito conta com experiências com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e globos de plasma. 

Os visitantes ainda terão a possibilidade de presenciar experimentos de ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, da secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, Lecticia Figueiredo, o Circuito Itinerante do MT Ciências tem como objetivo propiciar a popularização da ciência, tecnologia e inovação, a fim de levar o conhecimento para os estudantes e professores do Estado. “O MT Ciências atende tanto a rede municipal quanto a rede estadual das regiões do Estado, com uma agenda extensa ao longo deste ano, com a próxima parada marcada para o município de Nova Mutum, realizando cinco dias de atendimentos”, reforçou.

De 2 a 4 de junho, no HackaMT em Nova Mutum, o foco é a criação de soluções inovadoras para o setor público. Os participantes ainda poderão ser premiados com bolsas de Desenvolvimento Tecnológico no total de R$ 108 mil. O evento, que acontece na sede do Senai, é promovido pela Seciteci, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), e conta ainda com cooperação da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e parceria do Ecossistema de Inovação de Nova Mutum, que inclui a Universidade de Mato Grosso (Unemat). A prefeitura apoia os eventos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros fazem buscas por homem que se afogou em rio no Nortão

Três militares do Corpo de Bombeiros de Colíder estão...

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Guarantã do Norte

O acidente de trânsito envolvendo uma Honda Fan vermelha...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado

As seis dezenas do concurso 2.777 serão sorteadas, a...

Condutor perde o controle, bate moto em meio-fio e morre no Nortão

O jovem identificado como Maquessol Correia Alves Miranda, de...
PUBLICIDADE