A prefeitura em conjunto com as forças de segurança do município lançou o comitê de gestão do fogo, esta manhã, com objetivo de articular ações a prevenção, fiscalização e punição de responsáveis por queimadas ilegais. “Os trabalhos já se iniciaram, estamos com uma equipe dos bombeiros trabalhando, então todas as incidências de fogo serão atendidas pelos bombeiros e juntamente com a equipe, teremos a possibilidade de fazer laudos periciais, trabalhos conjuntos para responsabilização daqueles que ainda insistem em realizar queimadas irregulares”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann.
O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Jean Oliveira, ressaltou o novo planejamento estratégico, além da estrutura mais “robusta” da equipe, em relação ao ano passado. “Estaremos focados também na responsabilização quanto ao uso indevido do fogo, teremos cinco estruturas de combate ao incêndio, sendo quatro veículos pesados e outro leve.”
“Recebemos também a notícia de implementação do apoio aéreo, na região em situações que necessitarem, além da parceria dos fiscais dos bombeiros e prefeitura para estarmos autuando, principalmente na área urbana. Ano passado, tivemos a implementação da jornada extraordinária e, este ano além disso, teremos a contratação de brigadistas por parte da prefeitura, que irão nos apoiar e estruturar esses veículos de combate a incêndio”, detalhou o comandante.
O delegado regional da Polícia Civil, Carlos Eduardo Muniz, explicou que a Polícia Civil atuará no “reflexo das ações dos órgãos que fazem a fiscalização, ou seja, quando houver o crime, nós faremos a autuação”.
Também estiveram presentes o prefeito, Roberto Dorner, representantes das demais forças de segurança, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Marinha e secretaria estadual de Meio Ambiente.
O período proibitivo do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso ocorrerá entre 1 de julho e 31 de outubro, deste ano. Foram levadas em consideração condições climáticas do período, como estiagem, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos, que favorecem ocorrências de incêndios florestais.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.