PUBLICIDADE

Prefeito entrega a ministro proposta para implantar UFMT em Lucas e quer início de cursos no ano que vem

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

O prefeito Miguel Vaz entregou hoje, ao ministro da Educação, Camilo Santana, o ofício e projeto de criação do câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde. Segundo o gestor municipal, a proposta foi bem acolhida pelo ministro e tem apoio da bancada mato-grossense no Congresso.

Conforme o prefeito, serão ofertados, inicialmente, cinco cursos escolhidos pela comunidade e que vão ao encontro da vocação econômica da região. A proposta é oferecer as graduações em Agronomia, Psicologia, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Letras – Português/Inglês.

Em nota divulgada em suas redes sociais, Miguel afirmou que tem “trabalhado muito” para que os primeiros cursos sejam ofertados já em 2024. Segundo ele, uma das possibilidades é abrir uma unidade da UFMT funcionando em escola municipal, até que se conclua a construção de um campus.

Para o reitor da UFMT, Evandro Soares, a reunião trouxe boas perspectivas. “Esse é um momento muito importante em que o próprio ministro se comprometeu em dar todo o apoio viabilizar, politicamente, tudo que for possível, inclusive com recursos, para a implantação da UFMT em Lucas do Rio Verde, que é um campus diferente no ponto de vista do planejamento. Esse é um desejo da população e da prefeitura, através do Miguel”, comenta o reitor.

Conforme Só Notícias já informou, no mês passado, a câmara de vereadores aprovou o projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo, que autoriza o recebimento de área para a construção do campus. O imóvel foi doado por uma empresa do ramo agrícola.

A doação faz parte do acordo firmado entre a prefeitura de Lucas do Rio Verde com a família dona da área, através do memorando de doação. O documento foi assinado no ano passado pelo prefeito Miguel Vaz, doadores e pelo reitor da UFMT.

Conforme o projeto, após receber o terreno, o município terá o prazo de 36 meses para repassá-lo para a universidade federal. O passo seguinte será a criação do campus em Lucas do Rio Verde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...
PUBLICIDADE