A prefeitura articulou com a secretaria estadual de Saúde, através do Escritório Regional de Saúde de Sinop, a viabilização do contrato com o hospital regional para serem feitas cirurgias de alta complexidade, que têm fila de espera no Estado – vascular, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia bariátrica, cirurgia cardíaca, implante de marcapasso, angioplastias, tratamento clínico em cardiologia, cirurgia geral adulto, cirurgia oncológica, cateterismo cardíaco de urgência e emergência, cateterismo cardíaco eletivo e tomografia computadorizada eletiva.
Com a desativação dos leitos específicos para Covid, o hospital agora conta com 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no total, sendo 20 leitos para adultos habilitados no ministério da Saúde, 10 UTIs pediátricos credenciados e 20 credenciados para suporte às cirurgias de Alta Complexidade.
O prefeito Leandro Félix disse que a medida foi tomada buscando “propor uma gestão conjunta com a secretaria de Saúde para evitar que pacientes fiquem em filas de espera por meses, aguardando por leitos em UTI. Com esta ação entre Estado, Município e iniciativa privada será possível reduzir essas filas e oferecer um atendimento mais eficiente para todos os pacientes de Nova Mutum e região”.
A secretária Municipal de Saúde, Sônia Ávila, acrescentou que o modelo de gestão conjunta visa unir esforços para garantir que o atendimento seja de qualidade e os pacientes tenham suas demandas atendidas de forma rápida e eficaz.