O prefeito de Rosário Oeste (região Médio Norte), João Balbino (PR), foi eleito por unanimidade o novo presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá. Para o novo presidente, o consócio é de extrema importância na colaboração do desenvolvimento dos municípios da região, que vai desde a conquista de emendas parlamentares até compras de maquinários e outros produtos.
“Nós, dos municípios mais próximos de Cuiabá, somos pequenos, temos vários problemas, porém, o nosso potencial é gigantesco, que não está sendo devidamente explorado, já que não recebemos os investimentos necessários. Agricultura familiar e turismo são dois bons exemplos”, disse, por meio da assessoria de imprensa.
O prefeito de Jangada, Ederzio de Jesus Mendes (PSDB), ressaltou a união dos municípios do Vale do Rio Cuiabá. “Mesmo estando mais próximo da capital, estamos praticamente abandonados. Unidos temos mais força para cobrar melhores ações dos deputados. A nossa região precisa de representantes que atuem por nossos interesses, as nossas cidades possuem potenciais que não são explorados por falta de interesse e apoio do poder público”.
O prefeito eleito em Nossa Senhora de Livramento, Silmar Souza (PSDB), apontou que a falta de representantes na Assembleia Legislativa prejudica a região. Ele disse que Livramento é segundo maior produtor de peixe em Mato Grosso, que a piscicultura no município está desenvolvida, mas que os investimentos para este setor vão apenas para outras regiões.
O prefeito de Nobres, Leocir Hanel (PSDB) falou sobre as dificuldades da criação de emprego e renda. Para ele, a falta de infraestrutura como água, energia, estrada e uma das maiores cargas tributárias do país são os principais fatores que dificultam a instalação de empresas na região para amenizar este problema.
Um desses exemplos foi exposto pelo prefeito de Acorizal, Clodoaldo Monteiro (PSDB). “Temos uma fábrica de gelatina no município que pretende expandir sua produção e criando mais postos de trabalho. Possuímos a proposta de outra empresa para beneficiar a produção da gelatina, como também, de empresa para trabalhar com os resíduos das produzidos por essas indústrias. Porém, para isso acontecer, necessitamos de infraestrutura como dez quilômetros de asfalto, energia elétrica e saneamento básico. Com a instalação dessas empresas serão criados postos de trabalho no mínimo para atender Acorizal, Jangada e Rosário Oeste”.
Na reunião ainda estiveram presentes os prefeitos Valdir Castro Filho (Santo Antônio de Leverger), Thelma de Oliveira (Chapada dos Guimarães), Leocir Hanel (Nobres), Ederzio de Jesus (Jangada), Angelina Benedita (Planalto da Serra), Tatá Amaral (Poconé), Marilza Augusta (Nova Brasilândia), Carlos Roberto da Costa (secretário de Governo representando a Prefeitura de Cuiabá) e Cilbene Lobão (representando a Assembleia Legislativa).