O Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) anunciou hoje as equipes brasileiras que irão competir no Festival Internacional Sesi de Robótica, o Robotics International Open Brazil 2023, que ocorre entre os dias 2 e 5 de agosto, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). Mato Grosso marca presença no evento com três equipes, nas modalidades F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC).
O time Tucaré composto pelos alunos das unidades do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande do novo ensino médio Carina Silva, Smithy Freitas, Luiz Arthur Arruda, Rafael Lima Macedo, Breno Fachinello e Gustavo Braguini, além dos técnicos Mara Farias, Carlos Juliani e Solange Jesuíta, é o representante mato-grossense da categoria F1 in Schools.
Esta é mais uma conquista da escuderia que também foi selecionada para participar do mundial que será realizado entre os dias 16 e 19 de junho, no Circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Formada por alunos do novo ensino médio Sesi e Senai Várzea, a Dumonters, compete na modalidade FTC. Fazem parte do time: Murilo Ribeiro, Isadora Silva, Pedro Rodrigues, Julia Almeida, Stéfanie Corrêa, Ryan Juliani, Juliano Duarte, Caroline Goes e Aline Martins. Os técnicos Carlos Juliani e Wesley Sarati.
Já na FRC, a equipe selecionada para é a Agrobot, do Senai Rondonópolis, com os estudantes Luiz Felipe S. de Souza, Kettly Vitória Rodrigues Bizerra, João Vitor Silva Almeida, João Pedro Pistore e Letícia Campos de Freitas. O grupo conta os mentores José Eduardo Valério, Assunção, Thiago Carvalho e Diego Andrade, mentor e responsável pela FRC no estado de Mato Grosso, e a gerente do Senai Rondonópolis, Ana Carolina Bononi.
A Agrobot foi destaque no festival nacional realizado em março e também representou o estado no torneio Internacional de Robótica FIRST Championship, maior competição de robótica educacional do mundo, realizado nos dias 17 a 22 de abril, em Houston, nos Estados Unidos.
Ao todo, competem no evento 20 equipes brasileiras, e cerca de 10 times internacionais, que serão revelados mais pra frente.
O presidente do Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, expressou entusiasmo com a seleção das equipes mato-grossenses e ressaltou a significativa oportunidade que os alunos do Sesi e Senai têm de se envolverem no mundo maker e na educação tecnológica. “A inclusão da robótica nas escolas desencadeia a criatividade dos alunos e contribui para a formação de cidadãos mais colaborativos”. Rangel destacou ainda que a iniciativa vai além da simples introdução à robótica, preparando os jovens para um futuro repleto de possibilidades.