Uma empresa multinacional anunciou hoje que vai investir R$ 100 milhões para a implantação de uma fábrica de nutrição animal, em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá). Presente em 70 países, a multinacional fará adesão ao benefício fiscal por meio da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para que o sal proteico que será produzido pela nova planta receba o incentivo.
“No mundo empregamos mais de 150 mil pessoas e no Brasil estamos presentes em 17 estados, mas Mato Grosso é um dos pilares do nosso crescimento no país. Agradecemos ao governador Mauro Mendes, pois a gente tem recebido um apoio incrível do Estado e também da prefeitura de Primavera do Leste. Se a gente está aqui há porque há de fato parceria público-privada”, destacou a diretora de Relações Governamentais da empresa, Lívia Dutra.
A nova unidade vai utilizar o DDG, produto resultante da fabricação de etanol de milho, como matéria-prima para a fabricação suplementação de pasto para gado de corte. A previsão é de que as obras devem ser concluídas no final de 2024 e a fábrica deve entrar em operação no início de 2025.
O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, afirmou que o governo do Estado “tem criado cenário para que Mato Grosso continue crescendo e se industrializando e Primavera do Leste está dando sequência nisso. A Sedec tem oportunizado atrair novos grupos e novas empresas e depois esses empresários buscam conhecer os municípios. Da mesma forma quando há empresas interessadas em investir em Primavera, a gente busca a Sedec para conseguir incentivos fiscais para que a indústria se estabeleça na nossa cidade”, afirmou ele.
O diretor de Nutrição para a América Latina da multinacional, Maurício Ferreira, pontuou que já nas obras da fábrica serão empregados 85 funcionários e quando a primeira etapa da fábrica entrar em operação serão cerca de 60 empregos diretos.
“A unidade foi desenhada já pensando em expansão e com capacidade de dobrar a produção, devido ao perfil da região produtora de Primavera de Leste, que tem crescido de forma estruturada. Esse número de funcionários pode aumentar com implantação de mais turnos de trabalho, conforme a necessidade”, explicou.
Ainda no primeiro semestre deste ano, uma fábrica de etanol de milho e DDG deve entrar em funcionamento no município. A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico em exercício, Eulália Oliveira, destacou que a empresa instalou no município em 2009 para processar soja, produzindo farelo e óleo de soja, além do refino e envase de óleo e seguiu acompanhando o desenvolvimento do Estado.
“Investimentos como esse precisam ser celebrados, pois além do impacto econômico ressoa diretamente no desenvolvimento social. Primavera do Leste é exemplo ser seguido na cadeia do milho, com plantio, transformação e reaproveitamento de subprodutos”, falou Eulália.
Ela destacou ainda que o Governo do Estado promove todo um cenário favorável para investimentos, não apenas como incentivos fiscais, mas com programa de qualificação de mão de obra com o Ser Família Capacita e o Ser Família Habitação, que vai construir 40 mil moradias no Estado, além de investimentos em estradas, saúde com a construção de novos hospitais, permitindo que as pessoas se fixem no Estado, pois há qualidade de vida.