O prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) tomou posse, ontem, como gestor da capital mato-grossense. Durante a cerimônia, no Centro de Eventos do Pantanal, ele garantiu que a Prefeitura de Cuiabá será mais humana e próxima do cidadão. Emocionado e ao lado da primeira-dama, Márcia Pinheiro, Emanuel agradeceu ao povo cuiabano e se disse consciente dos grandes desafios para promover as mudanças necessárias para que Cuiabá chegue preparada aos 300 anos.
“A primeira meta é abrir a prefeitura para que a população e atender às suas demandas. Cuidar e melhorar a vida das pessoas. O cidadão deve sentir a presença da administração pública. Em seguida, é preciso planejar e projetar a Cuiabá do século XXI. Daqui quatro anos, vamos entregar uma Cuiabá muito mais justa”.
Ele garantiu que colocará metas a serem cumpridas pelos secretários em todas as áreas, mas especificou projetos para a Saúde e Educação. “Na saúde, é preciso assegurar a rapidez no atendimento, com médicos, remédios e equipamentos funcionando. Queremos que ela seja vista com outros olhos. Na educação, nosso objetivo é preparar as crianças e jovens para o futuro, com escolas e creches de qualidade”.
Ao transmitir o cargo, o ex-prefeito Mauro Mendes falou dos problemas ainda a serem enfrentados no município e reafirmou que está entregando uma cidade muito melhor do que recebeu. “Tenho certeza que com amor e dedicação, você, Emanuel, e sua equipe terão capacidade de superar todos os obstáculos. Ainda há muito a se fazer. Trabalhe muito por Cuiabá, como fizemos, e espero que, daqui quatro anos, possa entregar a cidade melhor do que está recebendo hoje”, pontuou Mauro.
O vice-prefeito, Niuam Ribeiro, também tomou posse e informou que os novos secretários municipais serão empossados nesta segunda-feira, às 8h30, na Praça Alencastro. “Todos os cidadãos estão convidados a participar deste ato, já que serão os secretários que executarão os projetos e atenderão as demandas da população. Após a posse, será realizada a primeira reunião com o staff, para que o prefeito possa dar as orientações de início de mandato”.
Emanuel Pinheiro adiantou que todos os secretários assinarão uma carta de princípios, que deverão cumprir à risca, sob pena de responder ao próprio prefeito. “Temos o compromisso com a ética e a austeridade, queremos uma gestão clara e eficiente e quem fizer algo contra isso vai responder a mim. Vamos implantar metas e solucionar os problemas e todos devem estar empenhados nestas resoluções”.
A solenidade foi aberta e encerrada pelo presidente da mesa diretora da câmara, Justino Malheiros, e contou com a presença de diversas autoridades, como vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores, representantes do governo do Estado, militares, futuros secretários e convidados.