O diretor executivo da empresa Zhurai Yuren Agricultural Aviation, está em vista ao município onde em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar fez a apresentação dos drones agrícolas usados para pulverizar e fertilizar lavouras. O empresário foi recebido pelo prefeito Luiz Binotti, e assinaram uma carta de intenções colocando o município a disposição para firmar parcerias.
A empresa chinesa anunciou que pretende investir no Estado para a instalação de uma linha de montagem (fábrica) de drones. Segundo Jeff Yi, o investimento ultrapassa os R$ 15 milhões, com previsão de gerar aproximadamente 200 empregos. A escolha por Mato Grosso, segundo o diretor, se deu por considerar o Estado como referência na produção de alimentos.
“Estamos muito contentes com esta visita e acredito que ele possa instalar a indústria aqui em Lucas. Temos um ambiente propício para este empreendimento. Nós estamos abertos à novas tecnologias, o nosso produtor é inovador. Precisamos acreditar nas inovações para atender nossos produtores rurais”, destacou Binotti, por meio da assessoria.
O excutivo chinês percorre 10 cidades de Mato Grosso para definir qual sediará a linha de montagem. As visitas começaram em Cuiabá na quarta-feira e seguiram para o interior, passando por Sinop, Nova Canaã do Norte, Canarana, Alto Taquari, Nova Mutum, Sorriso, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Apiacás e Nova Monte Verde.
O drone agrícola é de grande porte e possui capacidade de instalação de implementos com peso de até 25kg, como câmera de vídeo, pulverizador, GPS de precisão, câmera ultravioleta e infravermelha, câmera fotográfica de oito bandas e é indicado para pequenas propriedades. A empresa também apontou que já está testando drones maiores para médias e grandes propriedades.
A Zhurai Yuren Agricultural Aviation é uma empresa chinesa fabricante de com foco agrícola. É o único fabricante do segmento nomeado pelo Ministério da Agricultura (MOA) para realizar e demonstração de vôo em diferentes províncias, cobrindo mais de 500 mil hectares para proteção de culturas (arroz, trigo, milho, algodão, vegetais, árvores frutíferas e outras).
Detém 80 patentes na China continental e solicitações de patentes internacionais na Europa e América, Coréia do Sul e Japão, Austrália, Brasil e outros países e regiões.