PUBLICIDADE

TJ suspende lei e impede prefeitura no Nortão de ceder bens públicos para iniciativa privada

PUBLICIDADE

Bens públicos não devem ser cedidos à iniciativa privada, constituindo privilégio e favorecimento indevido a particulares. Este foi o entendimento do Tribunal de Justiça, em apreciação pelo Tribunal Pleno, ao deferir liminar em ação direta de inconstitucionalidade sobre a lei municipal de Feliz Natal (131 quilômetros de Sinop), promulgada pelo prefeito autorizando o poder executivo a prestar serviços junto à iniciativa privada, com a cessão de máquinas e equipamentos do município.

De acordo com a assessoria da TJ, a autorização caracteriza violação expressa aos princípios constitucionais da impessoalidade e moralidade, elencados na constituição estadual.

O subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional de Mato Grosso ingressou com pedido de liminar direta de inconstitucionalidade objetivando a suspensão de eficácia da norma.

Por unanimidade, a decisão segue a posição da relatora, desembargadora Cleuci Terezinha Chagas Pereira da Silva. Conforme a magistrada, o administrator não detém a livre disposição sobre os bens públicos, não sendo lícita a utilização de equipamentos públicos para satisfação de interesses privados.

A desembargadora entendeu que os bens públicos especiais estavam sendo cedidos aos particulares, deixando de lado a impositiva necessidade de formalização de contrato administrativo, desprotegendo, assim, o interesse público.

O receio que a demora da decisão judicial causasse um dano grave ou de difícil reparação ao bem tutelado impôs medida de urgência na ação direta de Inconstitucionalidade, a fim de suspender a eficácia da Lei municipal.

“Assim, considerando que o maquinário e equipamentos são bens de uso especial do ente público municipal, estando, portanto, afetado à prestação de serviços públicos, não há como concedê-los para o atendimento de interesse exclusivamente privado, conforme previsto na norma”, afirma a relatora na liminar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE