O ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa, Silvio Cezar Araújo, está disposto a colaborar com as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI do Paletó, instalada na Câmara de Cuiabá para investigar o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) por uma suposta quebra de decoro. Ele foi convocado para depor no dia 16 de fevereiro e o advogado de defesa, Victor Borges, disse que, embora ainda não tenha conversado com seu cliente sobre o assunto, “a postura é explicar o que lhe for questionado”.
Silvio é um dos responsáveis por gravar em vídeo a entrega de maços de dinheiro a deputados estaduais durante a gestão Silval. Os recursos seriam provenientes de esquemas de corrupção e pagariam propina aos parlamentares em troca de apoio na Assembleia Legislativa para os projetos do executivo. Entre os alvos das gravações está o prefeito Emanuel.
A CPI também deve interrogar, no dia 7 de fevereiro, o assessor Valdecir Cardoso de Almeida, responsável por instalar a câmera no gabinete de Silvio. Os vereadores ainda farão a oitiva, no dia 21 do próximo mês, do ex-secretário de Comércio, Alan Zanatta. Após o escândalo vir à tona, ele gravou uma conversa com Silvio que foi utilizada pela defesa de Pinheiro nos processos da Operação Ararath, com o intuito de anular a delação de Silval.
Por sua vez, Silval será ouvido no dia 23, mas a defesa ainda não definiu o posicionamento diante da convocação. O prefeito será o último a ser ouvido pelos vereadores.