Mato Grosso terá um observatório para analisar processos de recuperação judicial que tramitam no Judiciário. A intenção é identificar as causas da insolvência. O termo para a implantação do observatório foi assinado nesta sexta-feira, pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), durante o V Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial – MT, um dos eventos mais importantes da área.
Vice-presidente da OAB-MT, José Carlos Guimarães Júnior, celebrou a iniciativa, afirmando que trará benefícios aos operadores do Direito e a sociedade. “Com números e informações precisas, a advocacia saberá melhor onde atuar e tais dados poderão subsidiar o próprio Poder Judiciário e o Ministério Público. Não há dúvidas de que é um benefício para toda a sociedade”, ressaltou.
O presidente da ABJ, Marcelo Guedes Nunes, disse que este estudo amplo de casos dará as características da recuperação judicial em Mato Grosso e o mesmo tem sido feito em outras Estados.
Presidente da Comissão de Falência e Recuperação Judicial da OAB-MT, Breno Miranda, afirmou que este é um importante passo para advocacia e o mercado. “Com maior compreensão dos fenômenos que levam à insolvência é possível inclusive preveni-la”, aponta.
O V Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial – MT foi realizado em Cuiabá dias 4 e 5 de maio, pela OAB-MT, através da Comissão de Falência e Recuperação Judicial, em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAAMT).