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Diretor confirma 3ª faixa, acostamento e articula com ANTT para duplicar BR-163 de Sinop a Miritituba  

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Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

O presidente-diretor da Via Brasil, Ricardo Barra, detalhou ao Só Notícias, durante o encontro de “Diálogos Hidroviáveis” em Sinop, ontem, o planejamento de obras da BR-163 de Sinop a Mirituba no Pará (trecho de 1.009 quilômetros), prevendo que, ainda para esse ano, está previsto no plano de investimento “a execução de acostamento e de terceira faixa em alguns pontos de Mato Grosso (extensão de aproximadamente 250 km de Sinop até a divisa). A gente sabe que isso não é suficiente, o volume de veículos hoje está no nível de saturação da via”, detalhou. 

O diretor também destacou que o projeto atual de concessão, de 10 anos, não está prevista a duplicação para esse trecho da rodovia federal, entretanto, durante o mesmo prazo o aumento de veículos deve subir consideravelmente. “No encontro hoje tivemos a informação que vai dobrar a produção de grãos nos próximos 10 anos, muito provável que vamos ter que pensar com a Agência Nacional de Transportes Terrestres uma forma de incluir algumas obras de duplicação em alguns trechos”. 

Ricardo revelou que houve uma conversa inicial com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, além de afirmar que uma equipe de engenharia da empresa já planeja viabilizar o projeto de duplicação. “Dia 25 de abril tivemos reunião com a ANTT e levamos esse assunto, não é uma coisa trivial a inclusão desse investimento, porque é um investimento não previsto, então deveria a ANTT além de autorizar fazer o reequilíbrio do contrato para acomodar esse investimento não previsto. São engenharias que estão em curso, tem uma equipe nossa estudando esse assunto para que desse o maior conforto e menor impacto no contrato, pois não é do nosso interesse impactar tarifa e prazo”, expôs.

Com o fim das chuvas, iniciam as operações de manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção dos serviços. “Agora, acaba os meses de chuva na região, começa a parte mais seca do ano, onde devemos nos dedicar a novas intervenções de pavimento, construção da passarela em Peixoto de Azevedo, além da implantação da terraplanagem nas áreas de acessos dos portos de Miritutuba (PA), que são esses os investimentos para o segundo semestre”, disse. 

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