O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresentou relatório a prefeitura, informando que cerca de 1,9 mil domicílios, entre ausentes e recusas, ainda precisam atender os agentes censitários. Para bater a meta de 95% de questionários finalizados, cerca de 600 famílias ainda devem responder ao censo. A equipe segue em continuidade aos trabalho no município.
A pesquisa, que ocorre em todos os municípios do país, tem como objetivo coletar dados que permitem traçar um retrato da população. Com essas informações, é possível criar políticas públicas, assim como desenvolver pesquisas que são fundamentais para o crescimento do país.
Além disso, é por meio dos indicadores coletados no Censo que é feita a destinação de recursos que garantem melhorias nas políticas públicas de saúde, educação, segurança e demais áreas.A orientação aos moradores é que recepcionem os profissionais e respondam o questionário, entendendo a importância dos dados para o desenvolvimento da cidade.
Responder à pesquisa é obrigatório e os dados têm o sigilo garantido por lei. Também é possível agendar o atendimento pelo disque-censo, telefone 137, a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer número, fixo ou celular, todos os dias da semana, das 7h às 20h30. A solicitação da visita do agente do IBGE também pode ser feita pelo 0800 721 8181.
De acordo com o Instituto, a realidade do baixo índice também é registrada em outros municípios de Mato Grosso, como Nova Mutum, Sinop, Primavera do Leste, Barra do Garças, Cuiabá, entre outros.