PUBLICIDADE

Obras da zona de processamento e exportação de produtos de Mato Grosso entram na reta final

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

As obras da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Cáceres estão 98% concluídas e a previsão é de que a área administrativa seja entregue, até o fim de maio, para a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A informação foi confirmada pelo secretário adjunto de Indústria, Comércio e Empreendedorismo, Paulo dos Santos Leite, em audiência da Comissão de Acompanhamento das Metas do 2º Semestre, na Assembleia Legislativa, realizada na última quinta-feira (27). Após este processo, a Sedec buscará o alfandegamento junto a Receita Federal para que as empresas possam se instalar e exportar os produtos.

As ZPEs são distritos industriais incentivados, como foco em sediar empresas orientadas para o mercado externo. As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais. A ZPE de Cáceres deverá ser a terceira do Brasil. Ceará e Piauí também instalaram as Zonas de Processamento de Exportação.

O Porto de Pecém (CE) foi o primeiro do país a entrar em operação em 2010 e se tornou um caso de sucesso, desenvolvendo a economia e gerando empregos na região. O secretário adjunto Paulo Leite explicou que a unidade de Cáceres foi criada em 1990 por decreto federal, e em 1992 foi criada a administradora. O projeto ficou parado por anos, e somente em 2019, na gestão do governador Mauro Mendes, voltou a ganhar corpo.

“Temos uma área de 8 hectares para a área administrativa, Receita Federal, galpão, refeitórios e outros 240 hectares para a instalação das empresas. Temos conversado com muitas empresas que tem demonstrado interesse em se instalar na ZPE”, apontou.

O secretário adjunto ressaltou ainda, durante a audiência, que somente a China tem cerca de 2,5 mil ZPEs e os Estados Unidos mais de mil, enquanto esse modelo ainda está iniciando no Brasil. Por isso, ele destacou, a zona em Cáceres vai ser importante para o desenvolvimento de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE