Na noite desta quinta-feira, o Grêmio recebeu o ABC pela volta terceira fase da Copa do Brasil, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), e empatou por 1 a 1. Matheus Anjos abriu o placar para os visitantes, mas Everton Galdino deixou tudo igual. Como venceu o jogo de ida por 2 a 0, entretanto, o Tricolor Gaúcho seguiu em vantagem no placar agregado – 3 a 1 – e avançou às oitavas de final.
Além da classificação, a equipe treinada por Renato Gaúcho embolsou um total de R$ 3,3 milhões. O clube, portanto, segue vivo na disputa pelo hexacampeonato da competição nacional – foi campeão em 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016.
Por outro lado, o Alvinegro Potiguar encerra sua participação na edição de 2023 da competição nacional após eliminar o Tuntum-MA, na primeira fase, e o Vasco, nos pênaltis, na segunda. No total, acumulou R$ 4,75 milhões em premiações.
Agora, o Grêmio aguarda novo sorteio para conhecer seu adversário na próxima etapa do campeonato mata-mata. Enquanto isso, volta suas atenções para a terceira rodada do Campeonato Brasileiro. No domingo, o Tricolor Gaúcho enfrenta o Cuiabá, a partir das 18h30 (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).
Por sua vez, o ABC tem pela frente o Ceará, às 18 horas também do domingo, pela terceira rodada da Série B, no Frasqueirão, em Natal (RN).
Mesmo longe de seus domínios, o ABC precisava vencer para seguir vivo na competição nacional. Por isso, foi ao ataque e levou perigo logo aos 14 minutos, em chute de longe de Alemão, que obrigou Gabriel Grando espalmar para escanteio. Seis minutos depois, Matheus Anjos tabelou com Daniel e bateu no canto direito do goleiro gremista para abrir o placar.
Aos 23, Suárez tentou a finalização, mas foi bloqueado pela defesa potiguar já dentro da área. Aos 35 minutos, o centroavante uruguaio arriscou de fora da área de esquerda, mas a finalização saiu pela linha de fundo. Já aos 44, foi a vez de Cristaldo, que recebeu cruzamento de Zinho, arriscar, de bicicleta, também mandando para fora.
Na volta do intervalo, o Grêmio seguiu em cima na busca pelo empate. Tanto que, aos 17 minutos, Suárez fez bonita jogada individual, passou por Habrãao e bateu na saída de Simão. Porém, o goleio potiguar fez grande defesa e mandou para escanteio. Quatro minutos mais tarde, foi a vez de Cristaldo chutar de dentro da área, mas a bola saiu rente à trave direita.
Aos 35, Vina bateu da entrada da área, mas parou em outra defesa de Simão. A resposta do ABC aconteceu cinco minutos depois. Após cruzamento de Thallyson, a defesa gremista se atrapalhou para afastar e a bola sobrou para Felipe Garcia, que dominou no peito e bateu para o gol, explodindo o travessão de Gabriel Grando.
Por fim, já nos acréscimos, aos 48 minutos, Everton Galdino tranquilizou a tensa torcida presente na Arena do Grêmio. O atacante recebeu de Suárez no centro, trouxe para o pé esquerdo e bateu colocado para empatar a partida e garantir a classificação gaúcha.