A prefeitura oficializou hoje a municipalização das turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Padre Johannes Berthold Henning, que agora passam a pertencer à Escola Municipal São José (comunidade São Manoel), no distrito Ranchão, dentro da unidade estadual, em parceria com o governo do Estado. O prefeito Leandro Félix entregou kits de material escolar e de ensino apostilado para os 167 alunos atendidos pelas cinco turmas municipalizadas, bem como o material de apoio dos professores, televisores e notebooks para uso dos docentes. O kit de uniformes escolares já havia sido entregue.
A secretária de Educação, Elena Maria Maass, explicou que essa municipalização das turmas é uma etapa da adequação à lei de diretrizes e bases da educação brasileira que a Educação do município, juntamente com a do Estado, vem realizando, assim como diversos municípios brasileiros têm feito gradativamente. “Os municípios devem assumir a Educação Infantil e o Ensino Fundamental até o quinto ano e, em Nova Mutum, somente na escola Padre Johannes havia turmas do fundamental geridas pelo Estado”, explicou.
O prefeito Leandro Félix expôs a importância dos investimentos que a prefeitura tem feito desde os materiais e uniformes fornecidos a todos os alunos da rede municipal, até a construção de novas escolas e reforma.“Aqui no Distrito Ranchão estamos investindo, em convênio com o Estado, mais de R$ 4 milhões na reforma e ampliação da escola Padre Johannes, que em breve terá aqui um novo refeitório, uma quadra poliesportiva e uma quadra de areia para melhor atender as nossa comunidade escolar”, declarou.
Participaram da solenidade o secretário chefe de Gabinete, Edinaldo Nogueira, o vereador e primeiro secretário da Câmara Municipal, Cristiano Bicô, o pioneiro Aldoíno Borsato, representando a comunidade Ranchão e diretores.