O Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop, está oferecendo curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), gratuitamente. O curso é ofertado pela secretaria de Educação, em parceria com a Associação dos Surdos de Sinop, desde o ano de 2016. São organizadas turmas em níveis diversos, desde o inicial ao profissionalizante de intérprete de Libras. Já foram mais de 1,5 mil alunos atendidos. Atualmente há três turmas e com previsão de mais três para início no mês de agosto.
O curso tem como objetivo levar o conhecimento inclusivo à sociedade, viabilizando, assim, o acesso e aprendizado de uma nova língua, como forma de possibilitar a comunicação entre os deficientes auditivos com a sociedade.
“A proposta de formação em Libras tem o objetivo de levar conhecimento a toda a comunidade, visando a aprendizagem da língua de sinais. É importante para que mais indivíduos consigam se comunicar, sem barreiras, uns com os outros”, destacou a professora especialista em Libras, da AEE, Daniely Gimenes Volpini Rialto.