A Polícia Federal deflagrou, hoje, a operação Rota Caipira, com o objetivo de reprimir o tráfico internacional de cocaína oriunda da Bolívia, Peru e Colômbia, com destino ao Norte e Nordeste. Estão sendo cumpridos 28 mandados de prisões preventivas, 95 de buscas e apreensões em 14 Estados, apreensão de 16 aeronaves, sequestro de três propriedades rurais e bloqueio de valores, que pode totalizar R$ 300 milhões. Em Mato Grosso são cumpridos mandados, em Sorriso e Campo Novo do Parecis (400 km de Cuiabá). Não foram fornecidos mais detalhes dos investigados.
As investigações iniciaram-se em novembro de 2020, com a apreensão de 815 quilos de cocaína, na cidade de Tucumã (PA) pela Polícia Militar do Estado do Pará, após troca de informações com a Polícia Federal em Araguaína (TO).
Conforme a PF, a organização criminosa investigada adquiria cocaína de fornecedores localizados na Bolívia e Peru e realizava o transporte por meio de complexa estrutura aérea até pontos estratégicos localizados nos Estados do Pará, Tocantins e Maranhão, sendo as capitais nordestinas, São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE), a princípio, o destino. No entanto, a investigação não descarta que a droga também tenha tido como destino países da Europa, informou.
Para a deflagração da operação foram mobilizados 400 policiais federais, servidores da Agência Nacional de Petróleo – ANP, da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, bem como equipes da Polícia Militar dos Estados do Tocantins, do Maranhão e do Piauí e equipe do grupamento aéreo da Polícia Militar do Tocantins.
Em instantes mais detalhes.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.