Um grupo formado por 10 profissionais de instituições do Senegal chega, hoje, a Sinop, para conhecer as experiências e boas práticas de tecnologias brasileiras com potencial de uso no país africano, desenvolvidos pela Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop, onde verão sistemas integrados de produção agropecuária, como a integração lavoura-pecuária-floresta e os sistemas agroflorestais.
Também visitarão locais em que a adoção desses sistemas, em fazendas, é posta em prática, como no Assentamento 12 de Outubro, no município de Cláudia (90 km de Sinop). Os especialistas senegaleses conhecerão ainda a metodologia de assistência técnica e extensão rural utilizada pela Empaer, projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Federal de Mato Grosso e visitarão um viveiro florestal.
De Sinop, a missão do Senegal segue a Campina Grande (PB) onde visitará projetos desenvolvidos pela Embrapa Algodão, UFPB e outras instituições locais de tecnologia para conhecerem sobre como se dá a convivência com a seca, reflorestamento e contenção de desertificação. Técnicas de produção e armazenamento de forragem, uso de palma e árvores forrageiras também serão apresentadas. Em Petrolina (PE), o grupo conhecerá mais sobre barragens subterrâneas e o manejo de solo, além de terem contato com a produção de frutíferas. Em fazendas na região, verão outros sistemas produtivos de animais, como suínos e aves, além do uso de plantas na alimentação do gado, informa a assessoria.
Como parceira técnica, participarão a Embrapa e a Aliança Sipa (UFR), para compartilhamento de tecnologias que poderão ser adaptadas para serem utilizadas na região senegalesa da Grande Muralha Verde, uma barreira de árvores que vem sendo planejada no continente africano como forma de conter o aumento da desertificação da região, causada pelas mudanças do clima e pela ação do homem. A área possui características desafiadoras, tanto no aspecto de solo e clima quanto nas características sociais e econômicas. Em fevereiro um grupo de especialistas brasileiros visitou o país africano, dando início à cooperação internacional.
A visita técnica integra iniciativa de cooperação internacional entre Brasil e Senegal, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do ministério das Relações Exteriores.
Integram a delegação profissionais da Agência Senegalesa de Reflorestamento e da Grande Muralha Verde, da Universidade UCAD, da Comissão de Meio Ambiente do Senegal e da direção geral de Desenvolvimento Comunitário do Senegal.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.