Há pouco poucos meses o Brasil inteiro viu as cenas ridículas de um deputado, na verdade suplente de deputado federal e ex assessor de Temer, sobre quem o Presidente referiu-se em gravação realizada por um empresário corrupto, que foi recebido pelo presidente da República, na calada da noite, como sendo de sua inteira confiança; este senhor foi flagrado e filmado pela Polícia Federal saindo correndo de uma pizzaria em São Paulo, com uma mala com R$ 500 mil reais, que, conforme denúncia do Procurador Geral da República, seriam destinados ao atual Presidente.
Mesmo tendo o STF aceito a denúncia contra o Presidente por corrupção passiva e outros crimes, a Câmara Federal, onde mais de uma centena de deputados também são investigados por corrupção, acabou salvo pela sua base de apoio na Câmara.
Além de dezenas de deputados federais que o apoiam e estão sendo investigados por corrupção, o Governo Temer tem dez minitros que também estão sendo investigados por corrupção e outros crimes de colarinho branco.
O ex-Governador do Rio de Janeiro, também do PMDB, que está preso há um bom tempo, já foi indiciado em diversos processos e tudo leva a crer que deverá ser condenado a muitas décadas de prisão, pelos muitos milhões de reais que ele e sua quadrilha roubaram dos cofres públicos, deixando o estado na quase falência e nas costas dos servidores públicos os resultados desta pilhagem.
Em Mato Grosso, também o ex-gvernador Silval Barbosa que já esteve preso por quase dois anos e só conseguiu ser solto mediante delação premiada, entregou ao Ministério Público Federal videos e gravações onde diversos deputados aparecem de forma cínica e criminosa recebendo pacotes de dinheiro, colocando tais pacotes nos bolsos, como o atual Prefeito de Cuiabá, em mochila como o outrora presidente do PT e procurador do Estado e outros deputados/a colocando dinheiro sujo em sacolas, bolsas e caixas de papelão.
Esta delação foi considerada pelo Ministro Fux, do Supremo Tribunal Federal como monstruosa e um acinte conta a democracia e o povo de Mato Grosso, tamanha ocinismo e a desfaçatez como governantes roubam os cofres públicos.
Há poucos dias em outra operação da Policia Federal, foi feita mais uma devassa, desta vez no Comitê Olimpico brasileiro, onde inclusive seu eterno presidente e alguns empresários corruptos “compraram” votos para que o Rio de Janeiro fosse escolhida como cidade sede das olimpíadas de 2016, tudo dentro do esquema de roubalheira do ex governador Sérgio Cabral.
Agora, o último escândalo que abala o Brasil e “choca” a opinião pública foi a descoberta e apreensão de oito malas, dessas de viagem bem grandes e mais diversas caixas de papelao enormes, todas recheadas com notas de cem e cinquenta reais, totalizando a aprensão de nada menos do que 51 milhões de reais, que devem ou deveriam pertencer ao ex ministro, preso há algum tempo por práticas de tráfico de influência e corrupção, em prisão domicilar, em seu apt luxuoso de Salvador, sem tornozeleira, isto é uma vergonha para o pais e para o povo.
Estamos às vesperas do SETE DE SETEMBRO, nossa data magna em que comemoramos nossa independência, quando o Brasil se livrou do jugo de Portugal, mas que, passados 195 anos, quase dois séculos, ainda não conseguimos nos livrar do jugo da corrupção.
Estamos sendo governados, em todos os niveis de poder, em todas as regiões, abrangendo todos os poderes, a união, os estados e municipios, por políticos, governantes e gestores corruptos, associados com também empresários venais, cinicos e corruptos, verdadeiras quadrilhas que estão destruindo nossas instituições e a esperança do povo.
Talvez a única solução para acabar com a corrupção no Brasil seja a adoção do modelo chines, onde todos os criminosos, inclusive os corruptos, principalmente os governantes e dirigentes do PCC, Partido comunista chines, são fuzilados.
Não podemos permitir que os corruptos dominem o Brasil, espoliem o povo e destruam nossas instituições. Precisamos ter leis mais severas para punir esses crimes e criminosos. Deixar bandidos de colarinho branco, como aconteceu com os irmãos batista da JBS, que sequer foram presos e receberam total imunidade para seus crimes tanto por parte do MPF quanto do STF é um tapa na cada do povo, da mesma forma que aposentar compulsóriamente juizes e conselheiros de tribunais de contas por prática de corrupção, com aposentadorias de marajás não é punição, mas sim um incentivo, demonstrando que crimes de colarinho branco é um “negócio da china”, país onde, aliás, os corruptos recebem prisões por longas décadas, prisão perpétua com trabalho forçado ou até mesmo a pena de morte.
Algo mais severo tem que ser aplicado aos corruptos brasileiros, o povo e os contribuintes não podem continuar pagando a conta da corrupção.
Juacy da Silva, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, articulista e colaborador de jornais, sites e outros veículos de comunicação
[email protected]
www.professorjuacy.blogspot.com
Twitter@profjuacy