Profissionais de meio ambiente têm à disposição nova base hidrográfica para auxiliar na elaboração de projetos de Cadastro Ambiental Rural. A secretaria estadual de Meio Ambiente publicou no Geoportal base hidrográfica na escala de 1:25.000, oferecendo uma reprodução mais fiel e detalhada de cursos hídricos.
Segundo a Sema, o novo modelo cartográfico compõe um conjunto de bases construídas por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a pasta e o Serviço Florestal Brasileiro, órgão responsável pela gestão nacional do Cadastro Ambiental Rural. O acordo foi firmado no âmbito do Programa de Investimento Florestal Cerrado, que visa fortalecer a implementação do Código Florestal Brasileiro por meio de ações que apoiem a celeridade nas análises e validações do CAR. Além da carta hidrográfica, a Sema também recebeu e incorporou em seus sistemas as bases temáticas uso e cobertura do solo, relevo e servidões administrativas (escala 1:50.000) na área cadastrável do CAR.
“Todo processo de construção das bases foi feito com a participação dos especialistas da Sema para validação em todas as etapas. Melhorias e ajustes foram propostos para assegurar o padrão de qualidade das informações”, explica o coordenador de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (CGMA), André Dias. No Geoportal, a nova base temática pode ser acessada no menu lateral esquerdo no caminho: Geoportal; Base de Referência; SFB.
Anteriormente, a Sema utilizava uma base hidrográfica que havia sido vetorizada em 2010 pela antiga Secretaria de Planejamento a partir de dados topográficos disponibilizados pelo Exército Brasileiro. A base entregue pelo SFB foi construída a partir de mapeamentosda hidrografia de 100 municípios mato-grossenses realizados por organizações como o Instituto Centro de Vida, The Nature Conservancy, Iniciativa para Comércio Sustentável e Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.