A secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop promove, na próxima terça-feira (25), às 8h em um centro de eventos, no Residencial Florença, o evento “Turismo Forte e Conectado”, voltado para os empresários do setor de turismo. Serão ministradas duas palestras. Uma de capacitação sobre o programa de evolução digital no turismo, onde será apresentada pelo governo do Estado a plataforma “Trust”, com o processo de monitoramento de reputação online para destinos, atrativos e equipamentos turísticos, auxiliando o empreendedor a medir como está o nível de satisfação de seus clientes.
A segunda detalhará as linhas de crédito para o turismo e novo fundo de aval. São 4 opções de crédito s para o setor – capital de giro, máquinas e equipamentos (com financiamentos), obra civil (para ampliar hotéis, pousadas, lanchonetes, restaurantes e demais) financiando infraestrutura física, máquinas, equipamentos. Há também opção no setor transporte com financiamento de veículos.
Todas as linhas estão disponíveis para empresas, microempreendedor individual, micro e pequena empresa e os valores desses financiamentos dependem da análise de crédito, variando de R$ 300 mil e podem chegar a R$ 1 milhão.
O período de carência para início do pagamento vai de 6 meses podendo a chegar a 24 meses, de acordo com a linha de crédito. Os juros também variam de acordo com a modalidade e vão de 1% a 2% ao mês, com bônus de 30% para pagamentos em dias na fase de amortização. O prazo para o pagamento é de 48 a 72 meses, dependendo da linha de crédito que foi aprovada.
Quando um empreendimento não tem todas as garantias necessárias para conseguir um financiamento, é o FAMPE que as complementa. O novo fundo de Aval FAMPE, concede aval financeiro complementar aos pequenos negócios em até 80% do valor financiado, 20% pode ser do próprio sócio da empresa ou aval de terceiro com renda comprovada e capacidade de pagamento ou comprovação de bens pessoais (é aceito alienação de veículo ou de imóvel).