Usada para retirar o excesso de gordura e de pele do abdômen, ajudando a diminuir a flacidez da barriga, a abdominoplastia tem levado muitas mulheres aos consultórios de cirurgiões plásticos e também alguns homens que passaram por cirurgia bariátrica.
Em casos de ter um pouco de gordura em mulheres que são magras e tem barriga saliente é feita uma lipoaspiração antes da abdominopastia que depois o efeito é de barriga lisa e chapada. A cicatriz é grande, mas é feita de uma maneira que pode ser escondida com o biquíni ou sunga.
A abdominoplastia é uma cirurgia que demora entre 2 a 4 horas, com um corte em forma de semicírculo logo acima dos pelos pubianos até à linha do umbigo; a pele do abdômen superior então é esticada até à região pubiana e costurada. A segunda parte é acertar a posição do umbigo que é despregado com a pele ou em alguns casos refazê-lo.
Normalmente, a cirurgia é feita com anestesia peridural e o internamento varia entre 1 a 2 dias.
A recuperação total da cirurgia demora em média 3 meses e requer alguns cuidados, principalmente com a postura, sendo fundamental não fazer esforços durante esse período e usar uma faixa abdominal.
É comum surgir dor no abdômen e hematomas principalmente nas primeiras 48 horas, diminuindo com o passar das semanas e, para evitar acumular líquidos no abdômen normalmente fica com drenos. Para a recuperação ser mais rápida veja todos os detalhes do Pós-operatório da abdominoplastia.
A indicação dessa cirurgia é para mulheres que já tiveram filhos e não pretendem ter mais, visto que na cirurgia os músculos são costurados e, quando ocorre a gravidez este rompem, devendo-se, nesses casos, optar por uma mini abdominoplastia.
A mulher que fez abdominoplastia e ainda deseja engravidar, está mais suscetível ao aparecimento de estrias, devido ao esticamento exagerado da pele e, por isso, recomenda-se que a mulher não engorde mais de 12 kg durante a gravidez.
No caso do homem a cirurgia é realizada da mesma forma do que na mulher e o tempo de recuperação é semelhante. Para os resultados serem mais eficazes pode-se realizar uma lipo-abdominoplastia.
Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico em Mato Grosso