A prefeitura definirá empresa, dia 4 de maio, visando implementar duas estações para coleta, processamento e análise de dados meteorológicos no perímetro de Sorriso. Os equipamentos deverão auxiliar a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente durante cenários de mudança climática, proporcionando a adoção de medidas adequadas na manutenção de atividades agrícolas.
Conforme a gestão, o aparelho é capaz de fornecer índices a respeito da radiação solar, temperatura, umidade ar, velocidade, direção do vento e precipitação. As informações devem colaborar no trabalho de profissionais, reduzindo os impactos ambientais e econômicos durante o processo de produção local.
Além do controle agrometeorológico, o equipamento também possui aplicações na manutenção de sistemas de irrigação e reposição de água em campo, manejo hídrico, gestão da erosão de solos, administração de redes municipais para zoneamento agro-sócio-ecológico, monitoramento de culturas e mais.
Os sistemas deverão ser instalados em até 20 dias, conforme avaliação do poder público. O investimento previsto é de R$ 66 mil em recursos públicos.