O objetivo da escola é formar um aluno crítico e atuante. Mas atuante e crítico em que sociedade? As mudanças, principalmente as tecnológicas, marcam o fim do século XX e início do século XXI exigindo da escola transformações tanto de conteúdos quanto de metodologias.
No ensino aprendizado de Língua Portuguesa não é diferente. Desta forma, destacamos os seguintes desafios: o que e como ensinar a Língua Portuguesa tendo como finalidade a apropriação das práticas de leitura e escrita em uma sociedade contemporânea altamente letrada e competitiva? Qual é a importância dos aspectos metacognitivos para a aprendizagem da leitura e da escrita?
Primeiramente, vamos compreender o que vem a ser metacognição. Conforme Leffa, no texto “Aspectos de leitura” (1998, p. 46), “A metacognição envolve portanto (a) a habilidade para monitorar a própria compreensão”, ou seja, é uma atitude consciente em que o aluno (aqui no caso, aprendiz da leitura e da escritura), tem do processo de sua aprendizagem.
É importante destacar que esta consciência, controle da aprendizagem, não é um acontecimento automatizado, portanto, é necessário que alguém (no caso, um professor) ensine ao aprendiz-aluno apropriar-se da metacognição. Ainda de acordo com Leffa (1998, p. 63), estudos realizados sobre metacognição revelam dados importantes para o processo de ensino-aprendizagem: que ela tento desenvolve-se com a idade quanto melhora com a instrução e, além da eficácia depender do objetivo, a metacognição está relacionada ao grau de compreensão da leitura.
Outro aspecto importante relacionado à metacognição é que a ela interessa não apenas o produto final da aprendizagem, mas principalmente o processo, o caminho percorrido para se chegar ao produto, seja ela a compreensão ou a escrita de um texto.
Portanto, a escola, ao apropriar-se dos resultados de pesquisas realizadas sobre a metacognição, não pode negligenciar um trabalho sistematizado sobre isso. Só assim proporcionará aos alunos oportunidade de participar crítica e ativamente da sociedade contemporânea.
Lucila Tereza Rochenbach Manfroi é mestranda Profletras/UNEMAT/Sinop e professora da rede pública de ensino