A secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informou, ao Só Notícias, que definirá empresa para a entrega de dois tratores agrícolas, grade aradora, grade niveladora e roçadeira hidráulica, visando expandir atividades voltadas à limpeza de terrenos baldios e canteiros sob responsabilidade do poder público. O certame será mês que vem (8), na modalidade de pregão eletrônico e investimento de R$ 1,5 milhão.
“Contamos com pouco mais de 1,2 mil desses espaços institucionais, demandando uma rotina de conservação mais assíduas (capinagem, roçagem do mato e remoção de detritos depositados nas áreas, como lixo urbano). Com esse reforço, passaremos a contar com cinco tratores em atividade e quatro servidores para os serviços de forma braçal” , explicou a secretária Ivete Mallmann.
Também será entrega pá carregadeira, que deverá não só auxiliar no transporte de detritos, mas em casos de combate a queimadas urbanas. “Haverão ocasiões em que será necessário a abertura de asseros e outras atividades de apoio operacional contra incêndios. Essa maquina passará a fazer esse trabalho, que hoje é prestado pela secretaria de obras”.
As atividades são dividas por localidades. Foram atendidos em janeiro os bairros Nossa Senhora Aparecida, Jardim das Nações, Bela Suíça, Belo Horizonte, Recanto Suíco, Riviera Suíça e Portinari. No ano passado, vários bairros no entorno da Avenida André Antônio Maggi foram atendidos.
A secretária alerta à população que o município conta com uma área adequada de descarte, instalada na estrada Adalgisa. “O cidadão pode recorrer a esse depósito, sendo necessário preencher um documento com informações sobre de onde está sendo retirado o resíduo e o tipo. Pois o que pode ser armazenada no local são podas de árvore, restos de construção civil e móveis inservíveis”.