A secretaria municipal de Saúde marcou processo licitatório, para dia 24, com foco no tratamento de gestantes pré-dispostas ao desenvolvimento de anomalias sanguíneas, conhecidas como tromboses, que acarretam na formação de um ou mais coágulos em veias do corpo. As atividades consistiram em exames de identificação genética (média complexidade), sob caráter preventivo, que reforçaram as atividades do Centro de Referência à Saúde da Mulher.
O valor estimado para a contratação dos serviços é de R$ 634 mil. A avaliação das necessidades de investigação deverá ser feita por médica obstetra ou ginecologista, em verificação ao histórico familiar da paciente, particularmente em relação aos parentes de primeiro grau com trombose e gravidez de alto risco com comprovada associação à trombofilia, segundo o edital.
A verificação de quaisquer quadros relacionados à síndrome antifosfolipídeo (SAF) e trombofilia heredítária de baixo e alto risco, necessitaram de avaliação clínica para tomada de medidas terapêuticas imediatas.
Serão feitas, durante o período de 12 meses, até 6,7 mil procedimentos, conforme as demandas.