Visando reforçar a parceria entre a secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e a Universidade Federal de Mato grosso (UFMT), representantes das duas entidades reuniram-se na reitoria da UFMT na manhã de hoje para discutir novos projetos para o câmpus de Sinop. O objetivo é ampliar o atendimento e pesquisa com animais silvestres.
“Essa é uma parceria extremamente importante para a Universidade, pois possibilita uma fonte de ensino, pesquisa e extensão muito rica para nossa comunidade. E também é importante para a Sema, porque desafoga sua responsabilidade de atender os animais silvestres do estado”, explica a reitora em exercício da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi.
Durante o encontro, foi discutida a formalização de um convênio com o Hospital Veterinário de Sinop, nos moldes do que já existe com o Hospital Veterinário (Hovet) de Cuiabá, e também a criação de um centro de vida selvagem, para ampliar o atendimento de animais silvestres encaminhados para a UFMT de Sinop.
“Já temos vários acordos firmados com a Sema, projetos em andamento com diferentes cursos, com os Hovets, mas especificamente a criação deste Centro começa agora, sendo encaminhado durante as próximas semanas junto à secretaria, reunindo ambas as equipes relacionadas a área de vida selvagem”, concluiu.
Também participaram da reunião o diretor da Fundação Uniselva, Joanis Tilemahos Zervoudakis; o Pró-reitor do Campus de Sinop, professor Fábio José Lourenço; a Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto Copetti; a Superintendente de Biodiversidade, Sanny Saggin; e o Coordenador de Fauna da Sema, Éder Toledo.