As secretarias de Estado de Educação e Segurança Pública anunciaram, esta tarde, disponibilização do aplicativo Botão do Pânico para diretores e outros integrantes da administração das unidades escolares. Também está sendo criada central com telefones de emergência, com os números 197 e 190, e o celular (65) 999973-4429, com serviço de recebimento de denúncias e mensagens pelo Whatsapp de ameaças de violência em unidades escolares.
Estão sendo fortalecidas rondas ostensivas, pela Polícia Militar, das investigação e responsabilização criminal, pela Polícia Civil, de todas as ameaças e fake news, e a ampliação das parcerias com o Ministério Público e Tribunal de Justiça, para o trabalho de mediação de conflitos e propagação da cultura da paz.
A secretaria de Edução também está ampliando o diálogo e as parcerias com os grêmios estudantis para campanhas de paz nas escolas.
O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, ressalta que as ações preventivas não começam a partir do lançamento deste protocolo. “Há cerca de 20 dias as polícias Militar e Civil já intensificaram as rondas nas escolas e passaram a identificar e conduzir para delegacia os autores de ameaças, postagens fakenews e outras situações atípicas que põem em risco a rotina das escolas”, observa.
Além aparelhar as escolas com tecnologias que possibilitam antecipar situações e acionar as forças policiais, o governador Mauro Mendes determinou uma atuação firme e eficiente, visando a tranquilidade dos estudantes, pais, professores e a sociedade em geral, concluiu o secretário, através da assessoria.