Noventa cabeças de gado que seriam transportados para o Estado de Goiás, com suspeita de sonegação fiscal de tributos, foram apreendidos pela Polícia Civil, ontem, em Araguaiana (563 km a leste de Cuiabá).
As diligências iniciaram logo após denúncia sobre quatro caminhões carregados com animais bovinos, que aguardavam para realizar a travessia de Mato Grosso e Goiás, por meio da balsa sobre o rio Araguaia, durante a noite.
Com base nas informações a equipe com apoio dos policiais civis de Barra do Garças e da Polícia Militar, foram até o local, e durante a abordagem constataram irregularidades nos documentos apresentados pelos motoristas. Representantes do Indea e da Sefaz foram acionados para acompanhar o trabalho policial. Na ocasião verificou-se que a nota fiscal havia sido emitida com origem e destino na própria cidade de Araguaiana.
Porém o gado seria descarregado em uma propriedade rural na cidade de Aragarças (GO), caracterizando a tentativa da sonegação fiscal de tributos. O comprador do gado foi autuado pelo Indea e pela Sefaz, e multado em aproximadamente R$ 50 mil.
As 90 cabeças de gado, entre vacas e bezerros, foram apreendidas e descarregadas em uma pastagem do município de Araguaiana, para receberem alimentação e água. As investigações continuam visando apurar e identificar a verdadeira origem dos animais.