A Polícia Militar apreendeu o menor, 15 anos, esta manhã, após enviar mensagens em tom de ameaça com suposto ataque, a grupos de conversas da escola em que estuda. O comandante, tenente-coronel Jorge Almeida, explicou que o adolescente “jogou áudios no grupo da escola e uma pessoa usou o canal de comunicação correto com a polícia, nos informou sobre esses áudios e nós identificamos o menor que os lançou no grupo da escola, esse foi o canal mais adequado, mais correto e rápido para chegarmos na identidade e já fizemos a apreensão desse menor.”
“A guarnição se deslocou até sua casa, conversou com a mãe, ela autorizou a entrada na residência e no quarto do menor, a mochila dele foi verificada se tinha algo que pudesse ser utilizado no massacre que ele estava dizendo que ia fazer, mas nada foi localizado. Neste caso, confirmou-se que é mais uma brincadeira de criança que caracterizou crime, um ato infracional porque ele é menor de idade então esse menor já foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, vai ser investigado, com certeza o celular vai passar por perícia para verificar o conteúdo que ele tem dentro do celular”, expôs o tenente-coronel, Jorge Almeida.
“A Polícia Militar conversou com ele que disse que é brincadeira, porque é algo que ele viu as postagens que estão acontecendo no município de Sorriso e ele queria ser o centro das atenções aqui no município, então muitas vezes essas divulgações leva a essas ocorrências.”
“Nós estamos com a operação com força total nas escolas de Sorriso, estamos pegando todo o efetivo da Polícia Militar” e “com outro patrulhamento tático, empenhando a jornada delegada, jornada extraordinária para dar esse suporte. Hoje vamos colocar o drone, que é uma ferramenta utilizada pela polícia, também vamos estar fiscalizando as escolas, estamos colocando todas as ferramentas disponíveis da Polícia Militar para dar segurança às escolas para que as aulas fluam normalmente”, reforçou o comandante.
O comandante também reforçou a importância de pais fiscalizarem o conteúdo acessado por estes menores em celulares, além de mochilas para evitar penalizações e risco a terceiros. “Vamos averiguar todas as denúncias e, volto a frisar, o canal de comunicação com todas as gestões das escolas com a polícia está bastante estreita e se seu filho fizer uma brincadeira de mau gosto, ele será penalizado. Fiscalize ele para que isso não ocorra, senão seu filho será encaminhado à delegacia”.
Ontem à tarde, foi apreendido menor que postou mensagens com ameaças a uma escola estadual, em uma rede social, em Sorriso. Em Nova Mutum, a Polícia Civil também confirmou a detenção de um garoto, de 12 anos, que havia comentado postagem de ameaças a escola e estava com tesoura. Outro investigado foi detido em General Carneiro. Na segunda-feira, em Ipiranga do Norte (160 km de Sinop) outro estudante foi apreendido também por ameaças.