O prefeito Miguel Vaz deve assinar, ainda nesta semana, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal para o armamento da Guarda Civil Municipal. A partir da autorização, a GCM de Lucas do Rio Verde deve se tornar primeira de Mato Grosso com permissão da PF de atuar com porte de arma.
“Nós estamos trabalhando há mais de dois anos no projeto de reestruturação da Guarda Civil municipal. Nesta segunda-feira (10), recebemos a notícia de que foi aprovado e o ACT está pronto para assinatura. Essa autorização é um importante passo para a segurança no nosso município”, disse o prefeito, através da assessoria.
Como parte do processo de armamento, os agentes da GCM passaram por capacitação, no último ano, em de Cotia (SP). Em 2021, a Gestão Municipal iniciou, por meio da Procuradoria e secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração, a reformulação do estatuto da guarda. “Para isso, foram realizadas reuniões com os atuais agentes para ouvir as demandas da categoria e apresentar a proposta de melhoria”, informou a prefeitura.
Após esse processo, a prefeitura elaborou um novo projeto de Lei Complementar estabelecendo a nova estrutura da instituição. “Concluídas estas etapas, da reformulação do estatuto e armamento, a próxima fase é o lançamento do Concurso Público para o setor, previsto já para os próximos meses”, concluiu a prefeitura, através da assessoria.