A Polícia Militar de Sorriso lançou, esta manhã, a operação “segurança total nas escolas”. De acordo com o tenente-coronel Jorge Almeida, o principal objetivo é “levar sensação de segurança pública, a todas as pessoas que estão nas escolas, tanto alunos quanto professores e todos os funcionários, pais que levam seus filhos.”
O comandante também expôs que os policiais militares escalados para equipe de rondas escolares fazem parte da escala extraordinária do Estado, onde são convocados “policiais em momentos e folga para fazer o policiamento ostensivo e preventivo para levar sensação de segurança para nossa comunidade escolar. Então, pais e gestores das escolas podem confiar, vamos estar presentes”, detalhou.
“Temos grupo em aplicativo de mensagens, onde foram inseridas somente ontem, mais de 20 pessoas, coordenadores responsáveis por estas unidades escolares para ter uma proximidade com a Polícia Militar. Todos os gestores estão neste grupo e qualquer escola ou creche que não está nesse grupo, pode nos procurar no quartel da Polícia Militar, ou procurar a professora Lúcia (secretária de Educação), para que seja inserido pelo menos um representante ou dois de cada unidade escolar no grupo da ronda para dialogar, conversar e até mesmo solicitar as rondas através do grupo, a operação está em andamento”, explicou o comandante.
Além da Polícia Militar, a Guarda Municipal de Trânsito também estará nas áreas escolares em horários extraordinários. Também está sendo feito o recrutamento de novos vigilantes a partir de contrato vigente, o presidente da comissão de criação do plano municipal de Segurança Escolar, tenente-coronel Ilton Botelho da Costa Campos, encabeçará o treinamento da nova equipe, seguindo o protocolo adotado em cada unidade.
Conforme Só Notícias já informou, o prefeito Ari Lafin se reuniu, ontem no final da tarde, com o presidente da câmara, Iago Mella, o promotor de justiça, Márcio Florestano, a cúpula da polícia e integrantes da comissão de segurança para escolas municipais, do Gabinete de Gestão Integrada, para debater medidas para reforçar a segurança nas escolas.