PUBLICIDADE

Governador anuncia cirurgias eletivas em Cuiabá e pede que órgãos de controle intensifiquem fiscalização

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mayke Toscano/arquivo)

O governador Mauro Mendes anunciou, hoje, a retomada de cirurgias eletivas no município de Cuiabá, com objetivo é alinhar a rede municipal ao planejamento da secretaria estadual de Saúde para garantir melhor operacionalização do sistema. “Por meio do Gabinete de Intervenção, com apoio importante do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, estamos redesenhando a rede municipal para que, em articulação com a rede estadual, possamos melhorar a atuação da saúde pública na nossa capital”, disse, em visita ao antigo Pronto-Socorro Municipal.

O planejamento é para que o antigo Pronto-Socorro realize, inicialmente, 100 cirurgias eletivas de baixa e média complexidade por semana, com aumento gradativo, podendo chegar a 200 cirurgias semanais. 

De acordo com o governador, o mesmo trabalho de especialização deve ser feito nas outras unidades de saúde da capital. No Hospital Municipal São Benedito, por exemplo, deverão ser realizadas cirurgias cardíacas e vasculares. No Hospital Municipal de Cuiabá, além da urgência e emergência, serão realizadas cirurgias neurológicas, enquanto as cirurgias de baixa e média complexidade serão realizadas no antigo Pronto-Socorro. 

O governador ressaltou, ainda, que o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, também atua para a redução das filas de cirurgias no Estado, promovendo ao menos 100 cirurgias bariátricas por mês, além da especialidade de ortopedia. 

Durante a visita, o governador ressaltou o apoio que o judiciário e os órgãos de controle, como Ministério Público e Tribunal de Contas, têm prestado ao Gabinete de Intervenção. Ele pediu que os órgãos intensifiquem a fiscalização e afirmou que a atuação conjunta é importante para que o Governo do Estado possa cumprir a decisão judicial de ajudar a recuperar a rede de Saúde municipal, e garantir o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares. 

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, o coordenador da Comissão Especial de acompanhamento da Intervenção, do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, o presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do TCE, conselheiro Guilherme Maluf, a senadora Margareth Buzetti, os deputados federais Fábio Garcia e Abilio Brunini Jr, deputado estadual Paulo Araújo e vereadores da capital.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE