O governador Mauro Mendes se reuniu, ontem à tarde, com vereadores de Cuiabá e deputados federais da Comissão da Intervenção na Saúde, e detalhou os trabalhos já realizados pelo grupo de intervenção na secretaria municipal de Saúde, desde o último dia 14. Foram reabertos 10 leitos da UTI pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá e 6 no Pronto-Socorro; 10 UTIs para adultos no Pronto Socorro; compra de R$ 5,6 milhões em remédios pata atender a rede básica e de R$ 4,2 milhões em materiais hospitalares e insumos, abrangendo 207 itens.
A equipe de intervenção elaborou plano de ação nos 90 dias de atuação, determinados pelo Tribunal de Justiça, para restabelecer o funcionamento das unidades, ampliar os atendimentos e realizar cirurgias; retomada dos exames de raio-x; e contratação de 55 médicos.
“O que nos interessa é fazer a Saúde funcionar. Tem médico chegando e os medicamentos já chegaram. Estamos cortando os excessos, não permitindo desvios e fazendo a gestão correta do dinheiro do cidadão”, relatou.
Mauro Mendes citou que a situação deixada pela prefeitura de Cuiabá na Saúde é “dramática”, mas é possível reverter com foco, trabalho sério e fé em Deus. “Temos clareza do que fazer e de como fazer para reorganizar a Saúde nos próximos meses. Vamos aplicar à risca esse plano de ação que foi elaborado com muita seriedade pelos nossos técnicos. Tenho me dedicado diariamente a esse assunto, que é de extrema importância, pois não podemos ver gente morrendo e cruzar os braços”, pontuou.
A vereadora Michelly Alencar avaliou que, em menos de um mês, o grupo de intervenção coordenado pelo governo de Mato Grosso já tem dado resultados positivos à população. “Nós temos defendido diariamente essa intervenção, porque da forma como estava não dava para ficar. A Saúde em Cuiabá se transformou em um verdadeiro caos, com falta de remédios, médicos, salários sem pagar, e a nossa população morrendo por falta de atendimento. Queremos contribuir e acompanhar de perto todo esse trabalho feito pelo Governo do Estado para colocar a Saúde de Cuiabá nos trilhos, que é o anseio dos cuiabanos”, declarou, através da assessoria.
Os deputados federais Fábio Garcia, coronel Fernanda, coronel Assis e Abílio Brunini e os vereadores Luis Fernando, Eduardo Magalhães, Maysa Leão, Sargento Joelson, Dilemário Alencar, Felipe Corrêa e Demilson Nogueira estiveram na reunião com o governador.