A prefeitura destinou mais de R$ 2 milhões, via pregão presencial, para a melhoria de pontes entre rios e córregos, nos 2,2 mil quilômetros que compõem a malha rural de Nova Mutum. As estruturas serão substituídas por de concreto, que devem garantir a prevenção de acidentes, diminuir o custo de manutenção e preservação do meio ambiente, conforme o edital.
“O projeto está em andamento desde de 2021 e prevê que, até o ano que vem, façamos a mudança de 12. Esses trechos estão localizados em área baixas, entre 6 a 8 metros do leito do rio , não havendo a necessidade efetiva para construção de uma ponte completa. Com a inserção de até 15 aduelas, já garantimos um funcionamento adequado e a continuidade do escoamento. Até o momento já concluímos cinco delas” detalhou o prefeito Leandro Félix, ao Só Notícias.
A prefeitura ainda tem intensificado a manutenção das estradas, com o apoio dos produtores locais. “Neste ano tivemos muitos estragos no trajeto por conta das chuvas, então estamos fazendo uma recuperação imediata. Os agricultores cederam os materiais, enquanto entramos com os equipamentos, maquinários e mão de obra. A fase mais recente foi iniciada em março (com atividades de patrolamento, cascalhamento e compactação do solo) ”.
As vias são regularmente usadas para o transporte de insumos e escoamento da produção de soja e milho que, de acordo com Leandro, compreende uma área de plantio com quase 600 mil hectares. Ele ainda destacou a o transporte escolar que proporciona o deslocamento de alunos por cerca de 6,5 mil quilômetros diários, para dentro e fora das comunidades locais.