A fêmea adulta foi localizada por profissionais da concessionária Via Brasil, hoje, às margens da rodovia estadual, próxima da região de Nova Canaã do Norte (286 quilômetros de Sorriso). Após cuidados iniciais com veterinários do município, ela foi transferida para uma clínica particular, em Sorriso.
“O animal chegou debilitado e com grande comprometimento da cavidade oral. Verificamos ainda que estava bem abaixo do peso esperado, além de apresentar alterações neurológicas. Estamos empenhados na recuperação, não só por ser um animal silvestre, mas também por suas aparições raras na região”, detalhou a veterinária responsável.
A versão apurada, inicialmente, é de que o animal possa ter sofrido um acidente na via. “Porém, a menos que houvesse sido feito um resgate imediato ou contássemos com o histórico de alguém que viu acontecer, recebemos poucas informações do porque o animal estava nesse estado. Avançamos com os cuidados, mas ainda não está fora de risco”, concluiu a profissional.
Deverá ser avaliado pela unidade da SEMA, em Sinop, se o animal irá retornar à natureza ou será encaminhado até uma unidade de conservação.