O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) atendeu à portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e suspendeu as autorizações para realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos que promovam aglomeração de aves por um período de 90 dias.
A decisão do Mapa foi publicada nesta quinta-feira (30) e interrompe, em todo território nacional, a realização de eventos em que haja a presença de ave. A medida tem caráter preventivo e foi tomada em função do risco de ingresso e disseminação de casos de gripe aviária (influenza aviária) no país.
O Indea informou que a suspensão se aplica “a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades”, conforme ressalta a portaria.
Em Mato Grosso, em 2022, o Indea registrou 29 eventos que movimentaram 7,1 mil aves. Segundo levantamento do Indea, as ações ocorreram predominantemente em municípios com avicultura comercial, sendo a maioria dos eventos torneios de canto.