Os vereadores aprovaram durante a sessão ordinária, ontem, o projeto de lei Emplaca Lucas, encaminhada pela prefeitura, para incentivar os proprietários de veículos a transferir o emplacamento para o município que passa a receber volume maior de recursos do IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores). O próximo passo será a prefeitura criar uma campanha, com sorteio de prêmios, para estimular as transferências de placas para Lucas.
Só Notícias apurou que Lucas do Rio Verde recebeu do Estado, em 2022, R$ 14,6 milhões referente ao IPVA. A previsão feita, no início do ano passado, era R$ de 10 milhões. A frota atual de veículos emplacados em Lucas é de 61.370 veículos e vem tendo crescimento constante. Carros, caminhonetes, camionetas e utilitários são mais de 28,3 mil. Motocicletas e motonetas 21,5 mil. Caminhões, caminhões tratores, reboques, semirreboques, ônibus e microônibus ultrapassam o número de 11 mil.
A presidente da câmara, vereadora Sandra Barzotto, elogiou a proposta e destacou que o principal objetivo da campanha é aumentar a arrecadação. “Todos nós sabemos que o imposto do IPVA impacta em todos os serviços prestados pelo poder público porque mesmo aqueles que não possuem veículos emplacados em Lucas, estão se beneficiando com serviços, principalmente de Educação e Saúde. Nada mais justo que esse recurso venha para o município”, disse a presidente que convidou as pessoas que passaram a residir em Lucas e “que ainda não transferiram os emplacamentos para Lucas do Rio Verde para que o façam, porque nós precisamos aumentar a arrecadação”.