PUBLICIDADE

Sinop destina mais de R$ 4 milhões para drenagem pluvial e eliminar alagamentos no centro

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (fotos: assessoria e arquivo/reprodução)

A secretaria de Obras e Serviços Urbanos fará processo licitatório, dia 13 de abril, para aquisição de materiais visando a reparação dos sistemas de captação pluvial em vias da área central, como a avenida das Itaúbas, Embaúbas, Sibipirunas, Acácias e Governador Júlio Campos, que tem ocasionado constantes alagamentos durante o período de chuvas. São destinados R$ 4,4 milhões.

“Estamos realizando uma ação, por meio do Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (ProdeUrbs), que consiste num levantamento para avaliar o acúmulo de água na avenida Julio Campos (inicialmente). Os planos de topografia já estão sendo executados e ainda vamos apurar por onde está ocorrendo o escoamento, assim como por quais tipos de tubos. Os trabalhos devem se estender por um período de 6 a 7 meses”, detalhou o secretário Remídio Kuntz, ao Só Notícias.

O mau funcionamento nos sistemas de drenagem tem ocasionado “sobrecarga” nas localidades e, com as constantes chuvas, alagamentos. Segundo Remídio, “toda a água da Júlio Campos e laterais vão rumo a (praça) Plínio Callegaro. Desse ponto em diante, o transporte pluvial deveria seguir em linha reta para a Catedral e desaguar na avenida da Saudade (Dom Henrique Froehlich). Mas, ao invés disso, dá uma volta de dois quilômetros pela área do hospital regional, onde vai de encontro com a captação de outros bairros”, explicou.

Na rua João Pedro Moreira de Carvalho, próximo ao trecho com a avenida Foz do Iguaçu, já foi executada “a instalação de aduelas e dois conjuntos de tubos com 1,75 metro que, nesse ano, evitou alagamentos na temporada de chuva. A maioria dos pontos que seguem gerando problemas pelas cidade é de bocas de lobo trancadas. Nos identificamos 40 áreas”, confirmou o secretário.

Somente este ano, a pasta já realizou a limpeza de 1,5 mil  bocas de lobo e mais de 50 valas de escoamento. Com isso, a gestão planeja realizar a melhoria de bueiros, meios-fios vazados, cabeceiras de tubulações e outros meios de drenagem urbana nas localidades.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Conforme Só Notícias já informou, Colíder também deve licitar, no próximo dia 6, a execução de trabalhos voltados à drenagem de águas pluviais, que interferem no funcionamento do trânsito, segurança e saúde locais. O prefeito de Alto Paraguaia, Adair José Alves Moreira, que teve o município atingido por enchente no dia 18, realizou reunião com o gestor da Sinfra, em Cuiabá, visando apoio emergencial na expansão da drenagem urbana. 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...
PUBLICIDADE